Atividades Psicomotoras Globais e Finas
Abaixo você pode conferir algumas atividades ligadas ao desenvolvimento
da coordenação motora global ou fina, caso queira se informar mais sobre
o assunto logo após as atividades você encontra alguns conceitos que
podem ser úteis.
ATIVIDADES PSICOMOTORAS GLOBAIS
VAI
E VÉM
Objetivo
– Desenvolver
a coordenação ampla, visomotora, atenção e tônus muscular
Atividade
– A
atividade é desenvolvida com um brinquedo que deve ser utilizado em duplas, o
brinquedo pode ser desenvolvido com garrafas pets, fitas adesivas, argolas e
fios ou adquirido em lojas especializadas.
Desenvolvimento
da atividade – Os participantes da atividade devem
segurar nas extremidades, nas argolas plásticas, dando impulso, ao abrir os
braços, no objeto para a outra extremidade.
CORDA
Objetivo
– Desenvolver
a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial
e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade
– A atividade é
desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Desenvolvimento
das atividades – Pode
ser utilizada no chão, em que a criança anda descalça sobre a corda, com os
braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma
atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda.
Ainda esticada no
chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita
consecutivamente.
A corda pode ser
erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.
A corda pode ser
utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter
uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra.
As crianças podem
pular corda.
BAMBOLÊ
Objetivo
– Desenvolver
a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial
e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade
– A atividade é
desenvolvida com quatro bambolês em média.
Desenvolvimento
das atividades – Uma
criança deve segurar o bambolê, enquanto outra vem engatinhando para passar por
dentro do bambolê.
Girar o bambolê na
cintura e outras partes do corpo, como pescoço e braço.
Com alguns bambolês
alinhados lado a lado no chão, andar com a perna esquerda no bambolê esquerdo e
a direita no bambolê direito.
Ainda com os bambolês
no chão pular com os dois pés de um bambolê para outro.
Com um bambolê
somente pular para dentro e para fora.
Brincar com o bambolê
na mão, rodando-o como se fosse um volante.
Passar o bambolê pelo
corpo inteiro a começar pela altura da cabeça.
ATIVIDADES PSICOMOTORAS FINAS
ALINHAVOS
Objetivo
– Desenvolver
a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, estimular
a orientação espacial, a lateralidade e
melhorar o tônus muscular.
Atividade
– A atividade é
desenvolvida com alinhavos preparados com papel cartão e figuras plastificado ou
adquiridos prontos.
Desenvolvimento
da atividade – A
criança deve trabalhar o alinhavo de forma livre ou orientada pelo professor. É
possível trabalhar o alinhavo associando outros conhecimentos como as formas
geométricas, números, letras, animais, meios de transporte.
ESPONJAS
Objetivo
–
Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema
corporal e melhorar o tônus muscular.
Atividade
– A atividade é
desenvolvida com uma bacia com água e várias esponjas coloridas, com
texturas/dureza diferenciadas.
Desenvolvimento
das atividades – Colocar as esponjas na água e pedir para a
criança retirar uma a uma apertando bem retirando toda água da esponja.
PINÇA
Objetivo
–
Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema
corporal, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade
– A atividade é
desenvolvida com dois (ou três) recipientes um com objetos e outro vazio e uma
pinça tamanho médio.
Desenvolvimento
das atividades – A
criança deve transportar os objetos que estão em um recipiente com a pinça para
outro recipiente vazio. Pode ser realizado também pedindo que a criança coloque
os objetos no recipiente esquerdo ou direito.
ABOTOAR
BOTÕES
Objetivo
– Desenvolver
a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, a
lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade
– Placa de feltro com
botões pregados e recortes coloridos de feltro no formato de flores.
Desenvolvimento
das atividades – A criança receberá a placa com as flores
encaixadas nos botões para verificar o resultado final da atividade, as flores
de feltro são retiradas e a criança começa a abotoar os retalhos nos botões.
CAIXA
DE MACARRÃO
Objetivo
– Desenvolver a
coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o
tônus muscular.
Atividade
– Será utilizado uma
caixa forrada de material neutro com furos e macarrões do tipo penne.
Desenvolvimento
das atividades – A criança recebe a caixa forrada com furos e
os macarrões e é orientada para colocar os macarrões nos diversos buraquinhos
da caixa.
José
e Coelho (2004) nos elucidam sobre esquema corporal, lateralidade e orientação
espacial e temporal:
Esquema Corporal
É o
conhecimento do próprio corpo, de sua composição de seus movimentos, postura e
atitude. O esquema corporal é um elemento relevante para a formação do eu. A
estimulação desse elemento torna o corpo da criança um ponto de referência para
a aprendizagem de conceitos elementares no processo de alfabetização (em cima,
embaixo, na frente, atrás, esquerdo e direito). A criança que não desenvolve
bem seu esquema corporal pode ter problemas em orientação espacial e temporal,
no equilíbrio e na postura, dificuldades de se locomover num espaço ou escrever
obedecendo aos limites de uma linha ou de uma folha.
Lateralidade
É
definida a partir da preferência neurológica por um lado do corpo, no que se
refere a mão, olho, pé e ouvido. Existem indivíduos destros ( utilizam o lado
direito do corpo), os sinistros ( utilizam o lado esquerdo do corpo) os
ambidestros ( que utilizam ambos os lados). A lateralidade cruzada se refere ao
indivíduo que teve preferências diferenciadas de lado quanto a mão, olho e pé.
A lateralidade indefinida é quando a criança não estabeleceu sua preferência
por um dos lados. A criança que não teve lateralidade definida e as crianças
sinistras que foram obrigadas a escrever com a mão direita podem apresentar
dificuldades de aprendizagem ligadas à grafia, à orientação espacial na folha
do papel e a postura inadequada ao escrever.
Orientação espacial e temporal
É se
encontrar, se situar no espaço é ver-se e ver as coisas em relação a si é
avaliar e adaptar seus movimentos no espaço, é a consciência da relação do
corpo com o meio.
A
criança se organiza temporalmente a partir do seu próprio tempo, com a
percepção do tempo vivido, ela tem condições de conceituar e se localizar no
tempo: hoje, ontem, amanhã, dias da semana, meses, anos, horas, estações do
ano, o que ocorreu antes e depois.
Almeida
(2009) nos orienta sobre coordenação motora ampla e fina:
Coordenação motora global (ampla)
A
coordenação motora global trata dos movimentos dos membros superiores e
inferiores, ela está relacionada à organização geral do ritmo, equilíbrio, as
percepções gerais e ao desenvolvimento da criança.
Coordenação motora fina
A
coordenação motora fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e
também de sua ligação entre a mão e o olho, a coordenação visomotora. Esse
desenvolvimento é de grande relevância para a escrita e necessita que a criança
tenha boa tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores.
Ótimas ideias.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirExcelente...
ResponderExcluirSuas sugestões são muito boas.
ResponderExcluirAmei as atividades, quero receber mais sugestões sobre os campos de experiência traço, sons, cores e formas.
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